Esse tema não seria o texto da semana, mas um filme que vi nos últimos dias, do qual esqueci o nome, me fez querer escrever sobre o assunto.
A vida é feita deles, dos momentos. Por vezes felizes, por vezes tristes, mas momentos.
Temos a tendência, falo de mim em particular, de querer eternizá-los quando são bons e torcer para que realmente sejam momentos quando não agradam, não são felizes.
O ruim é que nem sempre temos em mente que a vida é como uma colcha de retalhos que aparentemente não combinam entre si e ficamos tentando montar uma única figura para poder olhar e dizer: - Ah! Agora sim está pronta e pode ser usada- Esquecemos que a graça está justamente no descompasso e na falta do encaixe dos retalhos. É isso que dá a harmonia, dá o ar de mistério e cada um olha e vê a figura que quiser ou que puder ver. Os momentos podem ser eternizados sim, na mente e no coração, é só sentir e escolher os que realmente valem a pena. Mas para isso têm que ser vividos e não pulados ou deixados de lado como um mero retalho de vida sem serventia.
Não existe uma entidade chamada felicidade, que chegará em uma bela carruagem puxada por elegantes cavalos brancos, que irá bater em nossa porta em uma manhã de sol com um mensageiro portador do segredo do viver bem. A felicidade é feita de momentos felizes que passam rápido e não deixam recado e nem avisam quando e se vão voltar. Saber apreciar esses momentos é que fazem a vida valer a pena de ser vivida.
Tudo passa muito e dolorosamente rápido demais, não adianta querer segurar. Eu tive um professor que dizia uma frase que eu nunca mais esqueci que era mais ou menos assim – “A verdadeira festa é esperar pela festa, porque a mesma passava tão rápido que não dá nem para sentir”. Acho que ele estava totalmente certo. Os momentos que antecedem a festa podem ser mais valiosos que a própria em si e por muitas vezes não damos valor. Ficamos tão estressados com os preparativos no lugar de vivenciarmos cada segundo dessa maratona. Esquecemos de valorizar a energia que corre no sangue pelo suar frio de pensar em que roupa usar na ocasião, que música escolher, que petisco servir, quem convidar... Enfim cada decisão é um momento que traz em si uma emoção que nunca mais voltará, pois cada festa é única.
O filme, ao qual me referi no início do texto, me fez pensar que por muitas ocasiões nos prendemos no todo e esquecemos os detalhes. Os momentos são os detalhes que fazem o todo. Os momentos são como o recheio do bolo, dá o gosto e, no entanto não aparecem, mas não são esquecidos, sem ele não há sabor.
“Detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes para esquecer...” Grande Roberto Carlos- lembra da música? É isso, os momentos são os detalhes da vida que formam a magia do bem viver, basta saber como emendar essa grande e valorosa colcha de retalhos. Os retalhos não têm que se encaixar e formar uma figura uniforme, eles são desordenados mesmo, não possuem regras nem forma, cada um prega o seu da maneira que sente e que vê e assim a vida vai passando e sendo vivida.
Momentos nada mais que momentos... Viva os seus e sinta a plenitude do todo sem esquecer-se de referenciar a presteza do requinte dos detalhes.
(Venda do livro Tudo Na Vida É Passageiro através do site clube de autores: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
25-08-2010
Preazada Bia Parabens !!! estou apreciando muito a sua nova fase de escritora, tá muito legal. Sucesso, abraços Robson Ferreira
ResponderExcluir(26/8/2010 08:21:29)
Robson,
ResponderExcluirÉ uma nova fase que estou gostando muito pelo fato em si e também porque está me dando oportunidade de "rever" amigos como você. bjs
(26/8/2010 09:45:52)
Querida Bia,
ResponderExcluirBela e verdadeira reflexão!
Devemos viver cada momento como se fosse o último, porque ele é único, não se repetirá.
A cada novo texto você se supera!
Já estou aguardando o próximo.
Bjo
(26/8/2010 09:02:52)
Amiga,
ResponderExcluirA vida é uma só, pelo menos uma de cada vez e temos que viver da melhor forma possível. Ficou feliz que tenha apreciado o texto. bjs
(26/8/2010 09:42:17)
Bia,
ResponderExcluirEu leio toda semana na revista do Globo a coluna da Marta Medeiros, que adoro, seus textos estão tão bons como os dela. Fala da vida, dos sentimentos, de coisas que estão dentro da gente e que só alguns conseguem expressar através da escrita.
ADOREI.
beijos
Katia
(26/8/2010 09:20:03)
Katia,
ResponderExcluirTem sido um novo caminho que estou descobrindo e saber que estou conseguindo agradar os amigos é muito gratificante. bjs
(26/8/2010 09:39:19)
Bia,
ResponderExcluirAdoro seus textos, sempre tão cheios de sabedoria!
Virei sua fã!
Beijos!
(26/8/2010 09:46:29)
Flávia,
ResponderExcluirFico imensamente feliz de estar conseguindo agradar os amigos com meus textos. Espero sempre tê-la como leitora. bjs
(26/8/2010 10:08:21)
BOM DEMAIS! REALMENTE OS PREPARATIVOS DE UMA FESTA OU DE UMA VIAGEM, AS VEZES SUPERAM O Q ESTAMOS AGUARDANDO. O MELHOR É SEMPRE CURTIR TUDO. BJS TANIA
ResponderExcluir(26/8/2010 14:44:53)
Oi Tania,
ResponderExcluirQue bom que gostou. É isso aí temos que aproveitar a vida em todos os detalhes. bjs
(26/8/2010 15:07:33)
Que bom saber que voce teve a coragem de dar a virada. Sempre soube que atras da sua aparente passividade havia escondido uma pessoa capaz de ir em busca do que quer na hora certa, afinal foram muitos anos de confidências, né amiga?
ResponderExcluirMomentos ficou ótimo e me fez lembrar realmente a euforia que antecediam as nossas festinhas de adolescentes... ah! que saudade...
Continue assim colocando pra fora seus bichos,
beijos
Mylenet5d93
(26/8/2010 22:21:36)
Oi amiga! Que bom que vc veio ler meus textos, adorei... É isso, sempre é tempo de recomeçar. Também tenho saudades de nossa tão amada adolescência, foram grandes momentos. Venha me ver sempre. Grande beijo
ResponderExcluir(26/8/2010 22:29:44)
Olá querida Bia,
ResponderExcluirMeus parabéns pelo lindo texto!
Todos nós temos momentos que ficam eternizados em nossos corações, não é mesmo? A primeira formatura no colégio, o primeiro beijo, nosso primeiro amor, enfim são tantas lembranças que fossemos parar para contar para os amigos e familiares poderíamos escrever mais de um livro falando sobre a nossa vida.
Abraços
(27/8/2010 20:51:35) Carregando...
Fabio,
ResponderExcluirRealmente, são muitos os bons momentos que temos para guardar, um deles está sendo esse, que recebo esse tão carinhoso comentário. Obrigada.
abs
(29/8/2010 22:54:58) Carregando...