quinta-feira, 21 de abril de 2011

Roda Gigante.

Hora em cima, hora em baixo, de lado, subindo, descendo, parada... Um verdadeiro girar acompanhando o movimento do mundo, que por sinal é redondo, não é? Mas do que falas? O que está a girar? A vida! O que mais haveria de ser?
Conheces algo mais instável do que a vida? Mais inconstante e avesso a programação e predeterminação? Por mais que tentes, insistas em querer impor a ela tuas regras na expectativa que se torne previsível e dominável, ela escapa e lhe impõe seu próprio curso e ritmo, fazendo de ti seu discípulo e seguidor, ela manda, ela vive. Não adianta querer prendê-la ou pará-la, a vida se movimenta como se uma roda gigante ela fosse, girando em torno do imprevisível e surpreendendo o previsível que teima em querer estático ficar.
Sacrificam-se as emoções, quando se tenta a vida segurar, por não entender, ou por não querer entender, que nada é contratado, tudo é vivido e sentido, não sendo possível o resultado ser conhecido antes que ele se faça e se apresente.
Nada na vida é definitivo, nem mesmo a própria vida. E como uma roda gigante, a vida vai girando e passando por caminhos e fases que só se vive vivendo e só vivendo é que se vive. E por mais que se tente acelerar ou travar, a velocidade desta roda, não há como isso conseguir, pois a vida tem vida própria. A tu só restas simplesmente viver. Simplesmente, porém não fácil, por que conseguir viver e sorver o que a vida tem a oferecer, é atingir o lado complexo do singelo.
De altos e baixos ela se faz, e a cada altura que passa deixa sua marca e emoção registrada, todas são importantes. Porém algumas não são para guardar, apenas para viver e deixar ir, jogar fora, não percas tempo procurando entender o que não tem razão de ser.   
Horas em cima..., horas em baixo... Tudo faz parte, nada é por acaso, tem que ser sentido. Por muitas vezes se vem em baixo para pegar o impulso para subir mais alto, mas tem que querer empurrar e não parado ficar a esperar que algo ou alguém o faça por ti.
A velocidade da roda quem dá és tu.  Podes tonto ficar de tanto girar sem nada poder viver, indo do inicio ao fim sem pelo meio passar e sentir ou podes girar de modo que permita emocionado ficar com o frison de cada momento bem vivido e sentido, amenizando os percalços e solavancos que com certeza irás passar à medida que rodares.

2 comentários:

  1. Fabuloso!

    " Assim é a vida, minha cara.
    E mais tarde, pode ser tarde demais ".

    Grande abraço.
    :)

    ResponderExcluir
  2. O importante é estarmos atentos para não deixar a Roda girar sem a nossa presença...
    Obrigada!!!
    abs

    ResponderExcluir