quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Sofrer pela resposta da pergunta que não foi feita

Sofrer pela resposta da pergunta não feita só serve para causar desgaste da mente e da alma, o que poderia ser evitado com a “simples” ação de fazer a pergunta, que teria como consequência a tão almejada resposta dando ou não sentido a toda aflição.
 
A mente humana tem a capacidade de gerar ansiedades que, infelizmente na maioria das vezes, se norteiam para o negativo no aguardo pelo pior. Mas o que afinal é isso? Por que esperar pelo o oposto ao que é de fato desejado se sempre existem duas alternativas? Seria proteção? Tentativa de amenizar o desapontamento, caso a resposta seja negativa? Ok, mas jogar todas as energias na preservação acaba com a espera pelo positivo que também faz parte das opções. Se preparar para o indesejado, protege da decepção, mas impede de se almejar o que realmente se quer e de viver as emoções de sua espera. Abrir espaço para as frustrações também abre para as conquistas e alegrias do viver.
 
Viver é perigoso, é difícil, mas alguém algum dia disse que seria fácil? Quem foi o mentiroso? Se achar corra dele, não é seu amigo.
 
Viver, viver mesmo, requer correr riscos, colocar a cara a tapa para apanhar, mas também para receber carinho e afeto.
 
Faça a pergunta antes de tentar respondê-la, essa tarefa só cabe a quem é realmente o senhor da missão de respondê-la e não a quem a questão precisa ser respondida.
 
Faça a pergunta, a resposta pode ser surpreendente.
 
Faça a pergunta, sem isso a resposta nunca será sabida.
 
Para cada pergunta há no mínimo duas respostas e mesmo que a que vier não seja a esperada, com certeza vai responder a todas as outras perguntas que vão sendo geradas na tentativa de responder a pergunta original e também vai dar fim a alucinante angustia que essa insana tentativa pode causar.
 
Faça a pergunta e de o direito ao interrogado de respondê-la.

2 comentários:

  1. Lindo, lindo.
    Quando eu fui, estudar poesia coloquei minha cara a tapa literalmente.
    Encontrei uma turma que já estava caminhando junta há três anos.
    Pensei que iria ser complicado e realmente so recebi carinho e aceitação. Me permiti e recebi tudo aquilo que eu merecia. AMOR. Parabéns Bia querida pela crônica e pelo amor que vc me deu.
    Bjs

    ResponderExcluir