sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dentro e fora do mundo

Já pensaste se fosse possível sair do mundo e assistir-se dentro dele?  
Como seria ver o mundo e a ti mesmo como que a um filme sem poder interferir? E ver e sentir a verdade do que pensam e falam a teu respeito longe dos teus olhos?
Será que tudo que pensas que pensam de ti é verdade? Será que realmente representas para o mundo o que achas? Ou será que te vêem de uma forma que nem imaginas?
E quanto a tua postura de vida? Será que aprovarias? Irias gostar de ti? Sentirias admiração ou será que te reprovarias?
Pode ser um rico e cruel experimento sobre a vida, pois podem ser descobertas coisas que nunca se deveriam saber e outras que sempre deveriam ter sido sabidas. Enfim, é o jogo do desconhecido e como todo bom jogo é excitante e tem dois lados que não podem ser conhecidos até que se chegue ao final.
E como fazer após passar por tal experiência, ver coisas agradáveis outras não, descobrir a outra face de pessoas que julgavas conhecer a fundo e ter que voltar ao mundo real com a consciência de tudo que viu e sentiu sem nada poder revelar e fazer para mudar o que não gostou? Seria como gritar calado, um grito sufocado na garganta e abafado no próprio ouvido, falar com a mente o que a boca estaria proibida de pronunciar e os olhos de expressar. E quanto a tua própria imagem? Como conviver contigo caso não tenhas aprovado o que viu estando do lado de fora e se vendo dentro?
Como voltar a um mundo após tê-lo visto em suas entranhas, com todas as marcas e desníveis que não se é capaz de identificar quando nele se vive?
É uma operação sem anestesia e sem piedade. É sentir a dor na raiz, na origem e sem que nada possa ser feito para lhe dar algum alívio. É ver e sentir o que não se tem como evitar, nem como mudar. É mergulhar na escuridão da angustiante falta de controle sobre o incontrolável.
Os devaneios da mente podem levar-te as mais longínquas e desconhecidas ruelas da imaginação, mas o perigo é não quereres mais voltar, ou se voltares não suportares a consciência de que nada poderás fazer para mudar o que de fora viste e não aprovaste.
 (venda livro Tudo Na Vida É Passageiro:http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
17-12-2010

4 comentários:

  1. Bia
    A cada dia os seus textos sao mais instigantes e com uma profundidade que as vezae assusta, nos fazendo viajar pelo nossso imaginario.
    È como se tivesemos o poder de enxergar o presente e o futuro nosso e das pessoas que nos cercam, que creio sòmente os espiritos teriam esse poder, claro para quem acredita nessa emergia.
    Enfim, bastante assustador com os resultados
    Excelente
    Excelente

    ResponderExcluir
  2. Sinto realmente que estou indo mais no intimo da escrita a cada texto. Atribuo tal fato a energia que recebo de leitores, que como você, entram e se entregam aos dizeres que escrevo com as mãos, mas falo com o coração.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. FICO ABISMADA QDO LEIO SUAS CRONICAS, POIS ME SINTO PARTE DELAS.
    INCRÍVEL COMO VC ESTÁ CONSEGUINDO MANIPULAR CADA VEZ MAIS AS PALAVRAS.
    PARABENS PRÁ VC E PARA NÓS Q TEMOS PRAZER DESTA LEITURA.
    TANIA

    ResponderExcluir
  4. Tania.
    Eu fico muito feliz de estar tendo o carinho de amigos leitores como você.
    bjs

    ResponderExcluir