sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os Desafios

Os desafios em um primeiro momento causam certo temor, desconforto, pois por natureza nunca se apresentam de uma forma fácil, amena. Parecem gigantescos e realmente são para quem desiste deles antes mesmo de conhecê-los, de saber como são e desvendar como superá-los.
É bem verdade que dá trabalho, mas com certeza há uma sensação de pura satisfação quando se consegue dizimar os não amigáveis desafios e chegar ao tão desejado objetivo.
Pode-se tudo quando realmente se quer, se acredita, se deseja... e por aí vai, a lista dos porquês é interminável, do tamanho dos porquês de cada um e só quem os têm pode responder quais e quantos são.
Desafios parecem exercer atração, pelo menos para alguns, para os que têm como meta atingir seus ideais. E para o mesmo grupo liberam uma espécie de substância estimulante fazendo com que as dificuldades, a serem enfrentadas pelo caminho, sejam amenizadas pelo doce sabor do objetivo a ser alcançado, nada poderá tirá-los do deleite de viver esse momento.
Uma vida sem desafios pode até ser mais fácil, mas também sem emoção e sem a tão estimulante conquista da superação. Seria como viver na bolha, que protege tanto da dor como da alegria e da esperança de continuar tentando sem nunca desistir de acreditar no amanhã. Não se teria o que esperar, tudo seria previsto, podendo-se até viver de trás para frente, morrer antes de nascer, não haveria nada a ser desvendado. Uma vida em preto e branco. Mas o mundo não é colorido? Quem poderia querer viver em um mundo sem cor? Quem tem medo da vida, por isso a prefere sem desafios e consequentemente sem prazeres a serem descobertos, sem ser vivida, sem ser sentida. Uma sobrevivência, não uma vida.
Quem vive, sobrevive. Mas quem só sobrevive, será que vive?
Os desafios valem o desafio de viver ou só nos basta sobreviver?

(venda livro romance Tudo Na Vida É Passageiro: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
02/12/2010.

2 comentários:

  1. Realmente são os desafios que nos impulsionam.
    Pode parecer bobagem, mas estou muito feliz com os pequenos avanços que
    estou conseguindo na informática.Já deixou de ser um pesadelo e aos poucos
    vou avançando
    Quanto MEDO eu tinha de um computador...

    ResponderExcluir
  2. Tania,
    Você tem toda razão, os desafios são o alimento da vida. É graças a eles que acordamos todos os dias prontos para o que vier pela frente.
    bjs

    ResponderExcluir