sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Medo, as dúvidas...


O medo por muitas vezes, na maioria das vezes, trás insegurança a quem sente. Ele por si só já vem com uma carga de comprometimento negativo de que não deveria existir. Sentir medo é visto como fator negativo, depreciativo, característica que diminui e enfraquece.
Mas por quê?
Talvez pelo medo (olha ele aí de novo) de assumir que ter medo é mais humano do que parece e não denota fraqueza e sim coragem de assumir que se tem. Por tanto, medo e coragem andam juntos por mais contraditório que possa parecer. Quem assume seus medos no fundo é um grande corajoso.
As idéias de ter medo e errar se confundem. Ter medo não é estar errado. Não que errar seja condenável e inconcebível. Errar também faz parte da vida, mas isso é outro tema que abordarei futuramente.
Ter medo é um sentimento como outro qualquer e como tal não tem que ser escondido ou sufocado, tem que colocar para fora. Não dá para sentir medo de sentir medo. Corre-se o risco de ficar preso em uma teia sem saber por onde entrou e nem por onde sair, o que é pior.
Medo pode estar relacionado com instinto de defesa ou ao desconhecido. Tudo que ameaça ou que não se conhece causa receio e medo. O que há de mal nisso? Acho que grande parte da resistência de admitir o medo vem da idéia de que temos que ser seres fortes, prontos para enfrentar tudo e todos. Triste de quem assim pensa, vai passar a vida toda sentindo medo de admitir que tem medo e sem saber como fazer para viver sem medo. Uma verdadeira ciranda do medo pelo medo sem fim.
A dúvida é outro tabu que se tenta fingir que não existe. Mas o que se esquece é que da dúvida vem à luz, quando ainda nem a dúvida se tem é porque nada se tem. E enquanto se tem dúvida se tem medo. À medida que o esclarecimento vem o medo se vai.
Quem nunca sentiu medo ou teve dúvidas ainda não viveu, está parado na linha de partida achando que tudo sabe, mas na verdade nada sabe. O que seriam das certezas se não fossem as dúvidas e os medos que se passam para chegar até elas.
Ter dúvidas é estar vivo a procura de algo que quando se encontra se está pronto para uma nova procura que será repleta de medos e de mais dúvidas. Isso é viver.
 (Venda do livro Tudo Na Vida É Passageiro através do site clube de autores: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
23-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário