sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mudanças

Mudanças... O nome já diz a que veio - Dar movimento e por muitas vezes desarrumar o que passamos a vida para organizar.
É impressionante como em muitas ocasiões temos necessidade de mudar coisas que conseguimos depois de esperar durante séculos. As mulheres têm um ótimo exemplo para isso, o cabelo. Passam meses para deixá-lo reto, olhando no espelho todos os dias e rezando para quando finalmente poderão exibir o tão esperado fio longo e quando conseguem... Olham para o espelho e dizem: - Não quero mais isso. E correm para o cabeleireiro para cortar tudo e em seguida se arrependem – Ai! Não devia ter feito isso.
Mas é isso que dá cor a vida, a necessidade de mudança, de movimentar o que aparentemente já estava resolvido. Na realidade, nada tem forma definida nem perfeita, sempre podemos modificar, basta querer. E enquanto se está vivo há tempo para qualquer que seja a mudança.
Quantas e quantas vezes dormimos certos do que vamos fazer no dia seguinte a respeito de um determinado assunto e quando acordamos passamos a ter novas idéias e aí tudo muda.
Pode faltar coragem para admitir que se queira mudar. Mudar exige coragem, nem sempre representa melhora, pode dar água. Além de não agradar a todos daquele grupo que se colocam como júris e sabedores do que é o melhor para quem está no fogo da mudança. Sempre acham que o candidato a mudança não devia se arriscar – Para que mudar? Para que se arriscar? Para viver. Talvez seja a resposta.
Há também as mudanças não desejadas, pelo menos no nível do consciente. De uns tempos pra cá passei a achar que tudo que acontece, por mais inesperado, é desejado mesmo que de forma inconsciente.  Bem, o fato é que desejada ou não, mudança inesperada é sempre uma surpresa que pode ser difícil de aceitar e conviver. Mas não adianta lutar contra, o melhor é ver o mais rápido possível o que ela traz de bom, de lição, de sabedoria. Porque sempre traz, é só procurar. Não é simples, eu sei, mas não impossível. Quanto mais tempo levamos sofrendo, nos mal dizendo por isso ou aquilo que aconteceu, mais vai demorar para identificarmos o porque do acontecimento e o que ele traz de positivo. Lembra daquela velha frase: - Nada acontece por acaso. Pois é.
O que realmente importa é que sempre é tempo de mudar e renovar. Nada na vida é definitivo nem mesmo a própria vida. –Tudo Na Vida É Passageiro, lembra?
Que bom que temos a dádiva de mudar o que nos incomoda e não nos faz feliz. Mude, remexa-se, dê um jeito de se agradar sempre. Se a primeira tentativa não der certo vá tentando até conseguir, não desista. Corte o cabelo, deixe crescer, corte de novo... Enfim, muitas vezes a graça da vida pode estar na procura e não na efetiva conquista.
Não se maldiga de uma mudança de vida que não pediu. Tente virar de cabeça para baixo e ver o que há do outro lado da história. Mas olhe com vontade de achar e cuidado para não cair...
(Venda do livro Tudo Na Vida É Passageiro através do site clube de autores: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)

4 comentários:

  1. Fantástico!È asim mesmo que tudo acontece, o susto com a mudança e, depois com mais calma tudo se ajeita.
    PARABÉNS!
    Tania
    (2/8/2010 11:58:52)

    ResponderExcluir
  2. Tania,

    Que bom que gostou. É isso! O que seria da vida se não fossem as mudanças...
    Graças a elas que temos a capacidade de nos refazermos.
    bjs

    (2/8/2010 14:05:45)

    ResponderExcluir
  3. Ana, estou muito feliz em ler seu blog. Você escreve muito bem!!! Um beijão Fabienne
    (6/8/2010 11:30:41)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada! Eu é que me sinto feliz em ter você como leitora. bjs
    (6/8/2010 18:39:30)

    ResponderExcluir