sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Não fuja de seus sonhos

Quando eu tinha uns 14, 15 anos, não sei bem, faltei deliberadamente à aula justamente no dia que iria ser feita a escolha dos membros para compor o grupo de teatro do colégio. Nunca contei isso a ninguém e passei anos para entender o porquê fiz aquilo tendo em vista que naquela época fazer teatro era tudo o que eu queria, era o meu sonho.
A história acima é só para dar pano de fundo ao tema que parece contraditório. Afinal por que fugir quando temos a possibilidade de realizar algo que queremos muito? Por medo de conseguir?  Uma vez escutei alguém dizer que devemos pensar bem no que pedimos, pois corremos o risco que o desejo se realize.
Pode ser que realmente possamos ter medo de alcançar o que almejamos e depois não saber o que fazer com a conquista. Mas acho também que tem haver com não se achar capaz de atingir o que se quer o fato de recear o tão sonhado desejo. O medo é tão grande, muitas vezes até maior do que o próprio sonho, que quando se chega perto se foge pelo temor de ter que enfrentar a decepção da possibilidade de não conseguir. Mas com isso, é desperdiçado o tão valoroso prazer advindo da  conquista que também poder acontecer.
Fugir dos sonhos é enterrar a criatividade pela vida. Pensar que a vida tem que ser feita de coerência e previsibilidade é apenas uma maneira de sufocar os desejos que não se tem coragem para perseguir. É mais fácil fingir que não os tem do que ter que enfrentar a dor de por vezes não poder realizá-los, mas é muito mais difícil viver sem eles e passar uma existência em preto e branco ditada pela lógica da exatidão do que pelo colorido da vulnerabilidade do sonhar.
Fugir dos sonhos é um boicote ao próprio ser, é mentir para o espelho, é um jogo que só há perdedor porque o roubo é de si próprio e não há a quem dar o produto do ato. E solitário o ser assiste o triste prejuízo do esvair pelos ralos dos sentimentos a esperança de poder ter o almejado desejo vivido nem que por um único segundo, mas vivido.
O medo do sofrer anestesia a dor, mas também o prazer. O sonho é a parte da vida disfarçada de frágil, que só os que não têm temor pela emoção conseguem entender.
O sonho é o alimento da alma que energiza as mentes que se permitem a ousadia de serem felizes.
 Não fuja de seus sonhos.
Venda do livro Tudo Na Vida É Passageiro através do site clube de autores: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri
05-11-2010

4 comentários:

  1. Bom dia Bia
    Ótimo texto pra se começar bem o dia. Bom poder ler esta lição de vida e assimilá-la em nossos hábitos.Parabéns minha amiga.
    Bom final de semana
    Bjusss
    Sil

    ResponderExcluir
  2. Silvana,
    É através das experiências de vida que podemos continuar no caminho nunca deixando os sonhos de lado. bjs

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    É verdade ! Temos que ter coragem para sermos felizes. Somente assim poderemos realmente gravar os momentos de felicidades para o resto de nossa vida.
    Parabéns !!!
    Bjs. Bira
    12-11-2010

    ResponderExcluir
  4. Bira,
    O segredo é sempre tentarmos ser felizes, por mais difícil que possa ser. bjs
    12-11-2010

    ResponderExcluir