sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Simplesmente seja

“...A mais premente necessidade de um ser humano era tornar-se um ser humano.” (Frase do livro –UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES- de Clarice Lispector).
O ser humano tem em seus desejos mais profundos e complexos o mais singelo deles que é o de simplesmente existir e ser. Um ser que acerta, erra... que vive e morre depois de viver, que começa e acaba, que não é eterno nem perfeito, é. Não sei se foi isso que Clarice quis dizer em seu tão peculiar jeito clariciano de ser, quando escreveu a frase acima, sinceramente não sei, mas foi isso que eu entendi e que me fez pensar. Pensar que tudo pode ser mais fácil, ou talvez menos difícil, se entendermos a nossa verdadeira essência de seres humanos que simplesmente são e não robôs programados para fazer e não ser.
Por mais absurdo que possa parecer, é muito difícil simplesmente ser, é mais fácil fazer. Ser possui risco, mas também há emoção, há prazer e também desprazer, mas acima de tudo há vida. E afinal para que fomos feitos se não para viver?
Ser é como entrar no mar de olhos fechados e se deixar levar pela maré. Assustador, não? Certamente, mas muito mais emocionante do que nadar com rumo certo.
A vida não é feita para ser segura, se o fosse não seria viver. Então por que passamos a vida em busca de uma segurança que ela não pode nós dar? Talvez para amenizar os riscos que ela traz. Mas com isso murchamos um pouco as emoções que ela pode nós dar.
A medida que amadurecemos perdemos a espontaneidade de viver pelo simples viver e vamos nos transformando em robôs humanos. Será que o ideal seria nascermos velhos e “encriançar” com o passar do tempo no lugar de envelhecer? Impossível, uma utopia, não? Mas, não deixarmos que nossos sentimentos envelheçam com o corpo, percam o frescor e o viço pode ser possível. Não é fácil, mas plausível e com certeza altamente gratificante para o SER que consegue e assim atinge a plenitude da maturidade com a alma e a pureza do sentimento juvenil que nada tem de frágil e sim de voraz a medida que é capaz de enxergar o mundo pela ótica do simplesmente viver e somente ser.
 (Venda do livro Tudo Na Vida É Passageiro através do site clube de autores: http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
28-10-2010

8 comentários:

  1. Querida Bia,

    Acredito que nos seres humanos amadurecemos quando passamos a entender melhor a vida em toda a sua plenitude, cheia de alegrias, problemas e desafios. Não podemos deixar a criança que habita dentro de nós morrer ao longo dos anos, pois ela é toda a nossa essência.

    Meus parabéns pela linda reflexão!

    Beijos
    29-10-2010

    ResponderExcluir
  2. Fabio,
    Só cabe a nós mesmos manter viva a nossa essência.
    Obrigada.
    bjs
    29-10-2010

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Mais uma vez vc consegue q se pare e reflita, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tania,
    Obrigada...
    Não deixe morrer a criança que há em vc.
    bjs

    29-10-2010

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa, Parabéns! Estou adorando, tudo que vc tem colocado no facebook. Leio e fico refletindo, isso me faz voltar no túnel do tempo, na adolescência.Lembro-me que as irmãs no colégio, davam temas asssim para desenvolvermos nas aulas de religião e SOE (Serviço de Orientação Educacional) e era muito bom. No "simplesmente seja" a imagem e semelhança de Deus,o universo nos aceita assim, de preferência equilibrados com muita LUZ e AMOR. bjs

    ResponderExcluir
  6. Lenici,
    Também me sinto por vezes entrando no tunel do tempo, mas de forma renovada e disposta a reformular tudo que encontrar pela frente que não mais me agradar. Adorei saber que está gostando de meus textos. bjs
    15-11-2010

    ResponderExcluir
  7. Continue escrevendo. bjs
    14-11-2010

    ResponderExcluir