sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ter orgulho de si

A culpa, não se sabe bem por que e de que, por muitas vezes não permite que se tenha coragem de admitir ter orgulho de si mesmo. Como se isso fosse afrontar aos outros ou demonstrar alguma espécie de arrogância.
Antes de poder admitir sentir auto apreço há uma necessidade de quase pedir licença ou até mesmo desculpas de se estar orgulhoso de algo que se fez ou simplesmente do próprio ser. Mas por que tamanho desconforto em querer dividir com o mundo a satisfação de estar feliz e satisfeito por algum feito? Só por que o elogio, ou reconhecimento não é para um ser alheio? Se o fosse estaria livre das críticas? E essas críticas, de quem são?
O que será que pensas de tão duro que o impede de se sentir virtuoso e importante? Por acaso achas que não mereces ou que não podes merecer? São tantas as perguntas, dúvidas que poderíamos ficar aqui eternamente e nada concluir, mas o que realmente importa é se sentir livre para SE SENTIR.
Ele andava livre pelas ruas e via.  Via uma multidão de seres apressados correndo de um lado para outro sem ver nada nem ninguém. Ele estava perdido na multidão, ninguém o via, mas não importava, ele se via e se sentia o centro, o centro das suas atenções e prazeres que era o que realmente lhe importava. E assim seguiu feliz no meio da multidão sem ser visto...
A opinião sobre ti que mais importa é a tua. És tu que terás de absolver-te para poder sentir o que bem quiseres sobre ti. Pois a condenação é tua e de mais ninguém, a mão pesada sobre tua cabeça é a tua própria, só tu poderás tirá-la.
Tu és o teu próprio juiz e feitor. Do mesmo modo tens que ser teu maior admirador e incentivador, se não o fores ninguém o será por ti. Ficarás preso ao eterno julgamento com veredito definido sem direito a apelação. Faça concessões por ti, permita-se.
A vida dá as oportunidades a quem quer tê-las, a quem nelas acredita e por elas lutam sem receio e tempo. Os riscos não são para serem medidos, são para serem sentidos e vividos, fazem parte de toda grande conquista. No final de uma guerra vitoriosa, sempre ficarão as marcas dos desafios ultrapassados, que causaram a dor, mas que a apoteose levou o ser que pelo o objetivo lutou.
(venda livro romance Tudo Na Vida É Passageiro http://www.clubedeautores.com.br/search?what=bia+tannuri)
28-01-2011

4 comentários:

  1. Bia,

    Tudo bem?
    O texto revela o que sempre penso sobre tudo isso. Os humanos vivem preocupados com aquilo que o vizinho, o cunhado (rs) ou guarda da esquina vão pensar sobre esta ou aquela atitude ( vestuário, opinião etc etc etc). Grande engano. É claro que vivemos numa sociedade...então existem algumas regras das quais não podemos fugir...Exemplo: estou com calor...hoje vou trabalhar sem roupa! Infelizmente, não dá...

    Muitas coisas estão arraigadas em nós. Temos de fazer, sempre, uma faxina...como fazemos na nossa casa...ou ficaremos cheios de lixo na consciência, no emocional e nos ombros. Deus me livre disso! Liberdade, atitude e ousadia! Só assim poderemos viver com mais prazer!
    Bj, sylvio netto

    ResponderExcluir
  2. Sylvio!
    Que bom vê-lo por aqui, sua opinião é sempre muito bem vinda. Realmente somos nós que temos que pensar em nós mesmos, jogando fora tudo que não interessa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Duas citações:
    "Não precisas correr tanto, o que é para ser seu, as mãos lhe hão de vir" (Machado de Assis)

    "Quem chegou ao poder, sem vencer alguns obstáculos, não merece estar no poder"(Augusto Cury)

    As citações não estão passadas ao pé da letra, pois não estou com os livros aqui. Mas aí estão elas.

    bjinh

    ResponderExcluir
  4. Caro Renan,
    É um prazer receber seu comentário com citações de grande sabedoria.
    Obrigada
    bjs

    ResponderExcluir