quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Você acha que passa pela vida impunemente?

Há aquele que pela vida passa e a vive nas entranhas do viver e há aquele que a vida passa por ele sem nem dele precisar para viver.
Viver não deve ser um apenas percorrer pelo caminho com objetivo insano e fixo de atingir o alvo sem nem ao menos desfrutar do percurso e só o objetivo mirar.
Há quem pense que não há meio, somente inicio e fim e assim vai respirando até o dia que não houver mais forças dando a tarefa como finda e cumprida. Acabada sim, cumprida talvez, mas sem emoção com certeza.
Não há como viver sem sofrer, amar sem chorar, levantar sem cair. Viver sem causa não é viver é sobreviver ao tempo e esperar para morrer.
Viver dói, dá trabalho quando há vontade de não apenas respirar e sim sentir o ímpeto das batidas do coração e sufocar com a emoção do estar e do sentir.
Ser amado, odiado, agraciado, desprezado... enfim, sentir os reflexos de pertencer a vida na integrar do existir, registrando a busca, trilhando o caminho e não só querendo chegar é o preço de quem pela vida passa e não simplesmente deixa que ela passe sendo somente uma breve lembrança no dia que nada mais houver por fazer.
Não é preciso agradar a todos... ou talvez a ninguém, o que preciso é, é ser, é viver, e como fazer isso emaranhado em uma manta de anestesia do prazer das sensações do existir? Quem quer proteção não quer viver, quer sobreviver, por que viver é desprotegido é perigoso... Não se vive não sendo e só se é quando se vive.
Não tem como imaginar a sensação da chuva sem nela se atirar e por suas águas se deixar molhar.
Como viver uma vida por trás da janela vendo o sol nascer sem sua energia sentir por medo do queimar do calor que emana?
Viver impune encobre ou protege? Quem impune pela vida passa desfruta da segurança do viver sem riscos ou a da frustração do desconhecer a emoção do viver?
Vale chegar ao fim sem pelo meio ter passado? Vale não fazer, para não ter que errar? Vale não viver para não sofrer?
Quem impune pela vida passa, tão impune e vazio estará, que viverá a vida em preto e branco sem nem ao menos um cinza conseguir criar.

4 comentários:

  1. "chegar ao fim sem pelo meio ter passado" é perder a melhor parte da viajem.

    bjinh

    ResponderExcluir
  2. Renan,
    Tem toda razão!!!
    Não podemos perder nenhum momento.

    ResponderExcluir
  3. Bia,
    Perfeito o seu texto. Mais que apropriado para os dias de hoje, onde somos cobrados o tempo todo por FOCO! Nos obrigam a mirar num objetivo e sequer olhar para o lado para não perdermos a atenção do nosso alvo com as "bobagens" da vida.
    E o que são as "bobagens" da vida senão a vida que temos par viver e os momentos felizes que teremos para recordar?
    Belíssimo!

    ResponderExcluir
  4. Tetê,
    Feliz por ver você aqui.
    A vida realmente é o que vivemos dela.
    Obrigada e venha sempre.
    bjs

    ResponderExcluir